Independência x Liberdade Financeira
Será que existe alguma diferença entre ter liberdade financeira e ter independência financeira?
Sabemos que quando falamos do mercado financeiro e de finanças no geral, muitos termos acabam sendo criados, o que pode confundir a cabeça de muitas pessoas que não vivem diariamente neste mundo.
Ser livre e ser independente é a mesma coisa? E quanto a ter liberdade financeira e ter independência financeira, existe realmente alguma diferença?
A tão falada independência financeira
A independência financeira é quando você finalmente consegue acumular um certo nível de patrimônio, uma quantia em dinheiro que irá te permitir realizar o seu cotidiano tranquilamente, sem depender de emprego ou de alguma outra atividade remunerada.
A ideia aqui é que você consiga viver de renda, onde algum instrumento financeiro te forneça dinheiro mensalmente.
Para alcaçar a independência financeira, você deve ter em mente que precisará estabelecer alguns parâmetros, como:
Quanto você quer receber mensalmente?
Quanto você está disposto a atingir esta meta?
Você sabe quais são os tipos de investimentos e os valores corretos para chegar lá?
Não tem jeito, nada vem fácil nessa vida. Muitas pessoas até sonham com a tal da independência financeira e viver de renda.
Só que como a grande maioria das pessoas não possui entendimento pleno sobre estas questões, acaba sendo um caminho mais doloroso e difícil. Justamente por isso é que é recomendável o auxílio de um profissional de planejamento financeiro, ele irá te mostrar como atignir a sua indepência financeira dentro da sua realidade.
Realmente, esta não é uma receita de bolo que pode ser usada exatamente da mesma maneira para qualquer pessoa. Deve-se levar em consideração uma série de informações e de rotina financeira.
Mas e a liberdade financeira?
Aqui você também consegue ter dinheiro o suficiente para viver tranquilamente, só que neste caso você de fato é livre para tomar qualquer escolha, independente do peso do dinheiro.
Por exemplo, você pode decidir se vai ou não continuar no seu emprego sem ter que pesar o salário como um ponto tão importante.
Ter liberdade financeira é algo acima da independência financeira, este patamar é o supra-sumo financeiro, aqui você deve ter esforço, metas e acima de tudo, um planejamento estratégico.
Conte também com a ajuda de um planejador financeiro para atingir este patamar da melhor maneira possível.
Independência financeira x Liberdade Financeira
Um ponto muito interessante é que é possível ter liberdade financeira por um período curto e neste caso, não necessariamente você atingiu a sua independência financeira. Mas como isso é possível?
Pense da seguinte maneira, uma pessoa que construiu uma reserva de emergência robusta consegue tranquilamente ter um período de liberdade financeira, onde suas escolhas não necessariamente tem um peso muito forte na questão financeira, como deixar um emprego. Sua renda ser interrompida não necessariamente a afeta no curtíssimo prazo.
No entanto, como ainda não foi conquistada a independência financeira, quando a reserva de emergência acabar, a pessoa voltará a ter que pesar o valor do dinheiro em suas decisões.
Se você tem dúvidas sobre como poderia atingir um novo patamar financeiro, venha conversar com a nossa equipe gratuitamente :D