O planejamento financeiro serve para você?
Mesmo não sendo a primeira crise que o mundo já passou, nos encontramos novamente financeiramente expostos. Milhares de pessoas perderam os seus empregos, empresas faliram, o governo adquiriu ainda mais dívidas para conseguir distribuir um pouco de dinheiro para parte da população e ainda assim, elas continuam financeiramente expostas.
Mas o que eu quero dizer com isso?
Desde que o mundo é mundo, vivemos constantemente em crises, sejam elas políticas, econômicas, financeiras, sociais, oriundas de pandemias e etc.
Sempre estaremos no sobe e desce, na montanha russa que leva grande parte da condição financeira da população e que destrói salários e consequentemente, inúmeros sonhos e bem-estar social.
Se você não se balançou nenhum pouquinho nesta crise que estamos passando, se não ficou financeiramente preocupado, bem, talvez esse texto realmente não seja para você.
Mas, se você ficou preocupado sim, se você conhece pessoas que perderam os seus empregos, se viu o empobrecimento atingir o país, a resposta para a pergunta feita no título deste artigo é sim. O planejamento financeiro serve para você.
Como o planejamento financeiro pode te ajudar?
O planejamento financeiro te ajuda a se equilibrar financeiramente, você passa a ter mais estabilidade, mesmo diante de uma crise como esta.
O planejador financeiro irá te proteger de todas as maneiras possíveis, isso porque dentro de um bom planejamento financeiro existe algo chamado de gestão de riscos, onde os reflexos da crise dificilmente te atingiriam e se atingirem, é algo extremamente pequeno.
Gestão de riscos
A gestão de riscos é um dos vários pilares que montam um planejamento financeiro completo. Você já imaginou o que aconteceria com a sua família caso você viesse a faltar? E se alguém ficasse doente? E se você e seu cônjuge perdessem o emprego?
As perguntas se tornaram a realidade de milhares de brasileiros. Infelizmente, nem todos conseguem se proteger financeiramente. O planejamento financeiro serve principalmente para isto.
Pense que ao se planejar financeiramente, você estará protegendo a si e a sua família de imprevistos, assim, passaram por momentos de incerteza de modo mais tranquilo.
Como começo meu planejamento financeiro?
Sabemos que dar o primeiro passo é sempre mais difícil, justamente por isso estamos aqui para te ajudar. Sinta-se a vontade para vir falar com a nossa equipe de especialistas gratuitamente.
No geral, você precisa primeiro tomar consciência de como realmente está sua vida financeira. Você sabe se atualmente gasta mais do que ganha? Se você respondeu não, pense novamente e agora leve em consideração os gastos do seu cartão de crédito.
Não se esqueça de fazer a boa e velha listinha de gastos e identificar pontos de melhorias, crie metas, se organize. Aqui no blog existem vários artigos para te ajudar neste caminho.
É totalmente normal ficar na dúvida, infelizmente a educação financeira não era muito difundida, mas a nossa intenção é realmente mudar isso e levar o conhecimento para o maior número de pessoas.